Introdução ao uso do WordPress

by Contato agosto 02, 2018
Introdução ao uso do WordPress

Você leu em muitos lugares na Internet que é importante construir seu próprio site. Quer seja para uso pessoal ou comercial, as pessoas dizem para você ter seu próprio site. Mas você não sabe como isso é feito.

Você não sabe nada sobre a construção de sites, e você não quer investir milhares de dólares em um programador profissional para ajudar a construir seu site.

A próxima melhor solução?

Use o WordPress para criar seu site. Tenho certeza que você já ouviu isso antes. E você provavelmente não sabia o que isso significava. Bem, a partir deste dia em diante você estará aprendendo tudo o que há para saber sobre o WordPress.

A curva de aprendizado será um pouco íngreme, especialmente se você não souber absolutamente nada sobre a criação de sites. Não se preocupe, eu farei o meu melhor para fazer as coisas técnicas parecerem fáceis.

Então, sente-se, relaxe e tente absorver todas as informações que vou compartilhar neste Guia de 10 Passos Para Criar Sites WordPress de Sucesso.

No final desta série de Capítulos, você poderá criar seu próprio site WordPress. Você pode até usar sua nova habilidade para ajudar outras pessoas a construir seus sites WordPress, por uma taxa, é claro!

O que é o WordPress?

WordPress é um software extremamente poderoso para a construção de sites. Ao contrário dos construtores de sites gratuitos que abundam na Internet, o WordPress lhe dá o máximo controle sobre o seu site.

Você pode controlar como deseja que seu site seja exibido. Você pode escolher entre milhares de temas para alterar a aparência do seu site. Você pode instalar plugins para estender a funcionalidade principal do WordPress.

Basicamente, isso significa que você pode escolher fazer o que quiser com o seu site! É assim que esse software é poderoso. E o melhor de tudo? É 100% grátis!

Longe vão os dias em que você teria que aprender HTML e CSS apenas para criar um site simples. O WordPress permite que você economize milhares de dólares em taxas de desenvolvedores web profissionais.

As duas versões do WordPress

Existem duas versões do WordPress: WordPress.com e WordPress.org .

O WordPress.org é o lar do software gratuito e de código aberto que você deve instalar no seu servidor de hospedagem (também chamado de WordPress auto-hospedado). Esta é a versão do WordPress que irei abordar em profundidade neste guia.

O WordPress.com funciona como um construtor de sites, e a curva de aprendizado é praticamente inexistente. Você simplesmente cria uma conta no WordPress.com e voila, você está pronto para escrever e publicar sua primeira postagem.

Você pode criar um site gratuito, sim, mas seu nome de domínio será algo como “seunome.wordpress.com”. Se você quiser remover o wordpress.com do seu domínio, você terá que atualizar sua assinatura.

No entanto, mesmo com a sua associação atualizada do WordPress.com, você ainda não terá o nível de controle e liberdade que um site auto-hospedado do WordPress desfruta.

Em resumo, o WordPress.com funciona muito bem para iniciantes que não querem se envolver na compra de um domínio personalizado, pagar hospedagem de sites, personalizar e gerenciar seu site.

Para aqueles que querem o máximo controle sobre suas propriedades na web, um site WordPress auto-hospedado é o caminho a percorrer.

A História do WordPress Auto-Hopedado

Em maio de 2003, o WordPress versão 1.0 foi lançado para o mundo. Seus fundadores, Matt Mullenweg e Mike Little, desenvolveram a plataforma com base em outro software de blogging chamado “b2/cafelog”.

O primeiro lançamento foi não bem recebido pela comunidade de blogs. Mas foi até um ano depois, em 2004, quando o maior software de blogs da época, o Movable Type, anunciou uma mudança radical nos termos de licenciamento que resultou na migração em massa de seus usuários.

A maioria dos usuários do Movable Type acabou usando o WordPress, uma alternativa gratuita e de código aberto que oferecia recursos encontrados em seus principais concorrentes.

Com o influxo de novos usuários dando feedback favorável ao WordPress, mais e mais desenvolvedores se juntaram à plataforma. E o resto, como eles falam, é história.

WordPress recebeu inúmeros prêmios até o momento. Ele foi nomeado o “Melhor CMS de código aberto“, “Melhor software de código aberto“, “Melhor CMS para sites pessoais” e muitos outros prêmios semelhantes de diferentes organizações.

Matt Mullenweg e Mike Little construíram este software gratuitamente, sem esperar nada em troca. E o mundo os recompensou por sua generosidade.

WordPress cresceu por apoiado por muitos desenvolvedores e por ser continuamente atualizado por uma comunidade global de desenvolvedores.

No momento desta publicação, o WordPress é responsável por 30% de todos os sites na Internet. Isso se traduz em milhões e milhões de sites rodando neste poderoso software gratuito!

Quem usa o WordPress?

O WordPress pode ter começado como uma plataforma de blog, mas não são apenas os blogueiros que são fãs ávidos hoje em dia. Pessoas de muitos setores diferentes com várias necessidades de sites usam o WordPress.

Só porque o WordPress é gratuito e o código aberto não significa que apenas pessoas que não podem gastar dinheiro com desenvolvedores da Web o usem. Nada pode estar mais longe da verdade. De sites pessoais e blogs a empresas da Fortune 500 a governos de todo o mundo, o WordPress pode impulsioná-los a todos.

Para dar uma ideia de quem está usando o WordPress, aqui está uma lista bem pequena:

  1. Microsoft News Center ( https://news.microsoft.com)
  2. Site oficial da Suécia ( https://sweden.se)
  3. A Walt Disney Company ( https://thewaltdisneycompany.com)
  4. Mercedes Benz ( https://www.mercedes-benz.com/en)
  5. O Blog da Lei do Wall Street Journal ( https://blogs.wsj.com/law)
  6. Sony Music ( https://www.sonymusic.com)
  7. MTV News ( https://www.mtv.com/news)
  8. Time.com ( http://time.com)
  9. Universidade de Washington ( http://www.washington.edu)
  10. Blog da Força Aérea dos EUA ( http://airforcelive.dodlive.mil)

É obviamente apenas uma pequena amostra, mas como você pode ver, se você construir o seu site no WordPress, você está em boa companhia!

Como determinar se um site está usando o WordPress?

Se você gosta de como um site WordPress se parece, e quer saber qual tema e plugins ele usa, então você pode usar qualquer um desses métodos abaixo para descobrir.

Método nº 1: usar ferramentas de terceiros

Se você quiser saber se um site é executado no WordPress, você pode digitar este endereço da web no seu navegador: IsItWP.com.

Digite o nome do domínio ou o endereço do site e pressione o botão Pesquisar. Você receberá sua resposta em alguns segundos. Se o site estiver realmente usando o WordPress, você também saberá qual tema e plugins estão atualmente em uso.

Método nº. 2: Visualizar o Código Fonte

No Google Chrome ou no Mozilla Firefox, acesse o site que você deseja conferir. Em seguida, clique com o botão direito em qualquer espaço em branco.

Você deve conseguir ver uma opção que diz “Exibir a origem da página“. Clique nessa opção. Ele abrirá uma nova guia no seu navegador e você verá uma longa linha de código na tela.

Pressione CTRL+F no seu teclado e digite “wp-“. Se o site estiver sendo executado no WordPress, o navegador destacará “wp-content” ou “wp-uploads“.

Se você vir uma instância de qualquer uma dessas palavras-chave, o site está usando o WordPress.

10 razões pelas quais você deve usar o WordPress para construir seu primeiro site

Há muitas vantagens e benefícios de usar o WordPress para construir seu site. Aqui estão dez das maiores razões:

  1. WordPress é gratuito e de código aberto

Você não precisa gastar dinheiro para usar o WordPress. Em vez disso, você só precisa desembolsar alguns dólares para comprar o seu nome de domínio personalizado e um plano de hospedagem de sites para hospedar seus arquivos do site.

É isso aí! Alguns provedores de hospedagem de sites até mesmo agregam um domínio gratuito para novos clientes, o que significa que você só precisa pagar pela hospedagem!

  1. Você não precisa aprender como codificar

Conhecer um pouco de HTML e CSS não vai doer, mas não é um requisito para o WordPress. O software fica mais fácil de usar a cada atualização que eles implementam, facilitando a vida dos proprietários e desenvolvedores de sites. Não há mal, no entanto, em saber codificar – você pode transformar a aparência do seu site em algo único!

  1. É bastante fácil de usar

O backend do WordPress é onde toda a mágica do site acontece. É onde você adiciona novas páginas, novas postagens de blog, altera temas, instala plugins, altera a aparência do seu site e muito mais.

Uma vez que você saiba como o backend de administração é organizado, você será capaz de dominá-lo como a palma da sua mão, permitindo que você construa sites bonitos em questão de horas!

  1. Você pode criar qualquer tipo de site que quiser

Quer você esteja construindo um blog pessoal, um site afiliado, um site de notícias, um fórum, um site de comércio eletrônico ou um site de negócios, o WordPress pode ajudá-lo.

Temas e plugins ajudam você a mudar a aparência do seu site em apenas alguns cliques. Não tenha medo de experimentar novos temas, você sempre pode voltar ao seu visual antigo se descobrir que seu novo tema não combina com sua marca!

  1. Seu site é 100% seu

Você pode usar o seu site WordPress para construir um negócio multimilionário, e os caras do WordPress não vão bater à sua porta pedindo que você pague para usar o software incrível deles!

Contanto que você esteja atualizado em seu domínio e taxas de hospedagem e não viole nenhum dos termos e condições do seu host, seu site estará em funcionamento.

  1. Não é preciso muito para manter seu site WordPress

Tudo o que você precisa fazer é acessar o seu painel de administração do WordPress a cada poucas semanas. Com uma rápida olhada no seu painel do WordPress, você pode ver imediatamente se a sua versão do WordPress precisa ser atualizada, ou qualquer um dos seus plugins e temas. Clique no botão Atualizar e seu site WordPress está atualizado!

  1. É fácil atualizar seu site você mesmo

Com o WordPress, você pode adicionar facilmente novas postagens no blog ou adicionar novas páginas ao seu site. Você simplesmente faz login no seu administrador do WordPress e cria sua postagem. Se você souber escrever no Microsoft Word, saberá como escrever no WordPress.

Claro, escrever o conteúdo é outra questão. Mas essa é a beleza de possuir seu site, você pode publicar qualquer tipo de conteúdo que você deseja.

  1. Diga adeus ao comentário de spam

Permitir que as pessoas comentem em seu site ajuda você a interagir com seu público-alvo, o que, por sua vez, ajuda a construir sua comunidade. Mas existem alguns softwares que os spammers usam para enviar comentários em sites. Você saberá que é spam porque não é relevante para o tópico e tem links para nomes de domínio com aparência desonesta.

Com sites que não são do WordPress, o gerenciamento de comentários de spam pode ser bastante difícil. Mas não com o WordPress embora. Você pode instalar um plugin anti-spam como o Akismet, e ele vai cuidar da maioria, se não de todos, dos seus comentários de spam.

  1. Sites WordPress são otimizados para SEO

WordPress é SEO-amigável fora da caixa. Ele fornece acesso fácil aos mecanismos de pesquisa para rastrear as páginas, postagens e outros conteúdos do seu site. Com a adição de plugins de SEO de terceiros como o Yoast, você poderá criar conteúdo que satisfaça os rigorosos requisitos de um mecanismo de pesquisa para ajudar a classificar seu site! Leia: Otimizando seu Site WordPress para Rankear em 1° no Google

  1. É fácil tornar um site WordPress móvel e responsivo

Ter um site responsivo para dispositivos móveis é extremamente importante hoje em dia. Com a popularidade cada vez maior de dispositivos móveis, as pessoas acessam sites de celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

As pessoas ainda usam desktops e laptops, mas, na maioria das vezes, as pessoas usam dispositivos móveis para pesquisar informações enquanto estão em trânsito. Com o WordPress, você pode instalar um tema responsivo para dispositivos móveis ou usar um plugin para torná-lo responsivo!

  1. Há um plugin para literalmente qualquer coisa que você possa imaginar!

Bem, na verdade não. Mas com mais de 54.000 plugins, você terá dificuldade em não encontrar algo que atenda às suas necessidades. E se realmente não houver um plugin adequado para você, você sempre pode contratar um desenvolvedor para criar um a partir do zero!

Você pode usá-lo para o seu próprio site, ou se você tem o espírito empreendedor, você pode vendê-lo para outros usuários do WordPress!

  1. A comunidade global do WordPress é excelente

Se você precisar de ajuda com o seu site WordPress, você pode pedir ajuda em fóruns e grupos online. Obter respostas não é difícil, pois a comunidade geralmente fica feliz em ajudar novatos e iniciantes.

Além disso, existem milhares de tutoriais no YouTube e blogs para que você possa responder às suas perguntas rapidamente.

Palavras finais

O WordPress é gratuito, de código aberto e relativamente fácil de usar. Com milhões de sites em execução no WordPress, não há realmente nenhuma razão para você não confiar nessa plataforma.

No próximo capítulo, você descobrirá como estabelecer o terreno adequado antes de mergulhar no seu site WordPress. Assine a Neswsletter para ser avisado!

Social Shares

Inscreva-se Para Receber Dicas Para Seu Site

Receba conteúdo especial para turbinar seu site WordPresss

Related Articles

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *